segunda-feira, 22 de agosto de 2016

"Se fosse marinheiro"

"Se fosse marinheiro"

Se fosse marinheiro
Adoraria olhar para a espuma cortada pela quilha do navio
Se fosse pedreiro
Cada tijolo seria parte de um puzzle eterno 
Sendo agricultor teria vergonha de desperdiçar cada semente caída fora do sulco da enxada
Vantagem tiraria de cada ofício
Cada mestria com seus encantos
Cada saber com seus segredos
Sentir-me-ia culpado e condenado por usurpação destas vantagens
E então os operários, os artífices e os agricultores que também manejam os animais
E aqueles outros, iniciados aprendizes, senhores que outrora foram pequenos homens sem direito a ideais
Capatazes de si próprios
Que se fizeram homens sem saber
Se tivesse sido outra coisa
Outra coisa teria para contar
Simplesmente sendo isto
Sou o isto e o aquilo 
O este que me ensina
Aqueloutro que me deixou alguma coisa
E depois no fim
Ficando para contar tanta coisa diversa
Ficou algo por saber
E se eu tivesse sido outra coisa contrária ao que sou
Será que saberia estas mesmas coisas que tanto me agrada provar
Aflige-me saber ou pensar
Que poderia não conhecer isto tudo... 
Aflitivamente

Rui Santos 20.8.15

Sem comentários:

Enviar um comentário